WhatsApp
Agendamento
icone-relogio

Segunda a Sexta - 08h - 18h

Sábado - 08h - 12h

icone-telefone_1

Central de Atendimento

(34) 3331-6100

Férias: o lazer que pode colocar sua saúde ocular em risco

Férias: o lazer que pode colocar sua saúde ocular em risco

Cuidados com a saúde ocular são importantes nas férias, e a visita regular ao médico oftalmologista pode prevenir doenças que podem causar cegueira.

As férias já começaram e com elas as altas temperaturas do verão. E para se proteger e aproveitar bem essa época é preciso tomar alguns cuidados, que vão além do protetor solar. Portanto para curtir com saúde e prevenção os dias ensolarados da estação mais quente do ano, atente-se a um ponto importante: sua saúde ocular.


Devido ao aumento das temperaturas nesta estação, os olhos ficam mais vulneráveis aos raios solares ultravioletas (UV. Assim, podem sofrer queimaduras e também desencadear doenças como catarata, pterígio, degeneração da retina e da mácula, chegando até a perda da visão. Portanto uma boa maneira de se proteger contra essa superexposição e manter o conforto aos raios UV é pelo uso de óculos escuros.

A Dra. Hélia Angotti – médica oftalmologista no Oftalmocentro Uberaba, recomenda que, bons hábitos para a proteção são:

  • Ter cuidado ao escolher os óculos escuros, pois os que não protegem os olhos de maneira adequada (geralmente encontrados em camelôs e vendedores ambulantes) são prejudiciais e consequentemente podem causar sérios danos à saúde ocular.
  • É preciso ter atenção ao contato entre o filtro solar dermatológico e os olhos, pois o excesso de filtro solar na região dos olhos pode causar conjuntivite tóxica, decorrente do aparecimento de alergias e irritações na região dos olhos
  • O cuidado também serve para os mergulhos, a água do mar e o cloro das piscinas pode causar pequenos machucados que provocam irritação, vermelhidão e reações alérgicas. Ao sair do mar ou da piscina, lave bem rosto, principalmente ao redor dos olhos, mas não dentro dos olhos.
  • Muita atenção quanto às doenças causadas por raios ultravioletas, como as conjuntivites. Durante o verão, a doença se torna mais comum.

E ainda para aproveitar o melhor das férias, a equipe do Oftalmocentro Uberaba, indica: 

  • Sempre que houver superexposição ao sol, usar óculos escuros adequados. 
  • Quando estiver na praia ou próxima a piscinas, usar bonés e chapéus ou outros acessório que podem proteger a visão.
  • Não aplicar filtro solar nas pálpebras e higienizá-las com sabonete neutro, quando senti-las oleosas. 
  • Evitar abrir os olhos dentro do mar ou piscina sem os óculos adequados.
  • Nunca olhar diretamente ao sol em nenhuma ocasião, nem mesmo com óculos escuros.

Além dos cuidados nas férias é importante a visita ao médico oftalmologista anualmente, pois as consultas regulares, mesmo quando se enxerga bem são muito importantes para checar a saúde dos olhos. 

As principais doenças que podem levar à cegueira são, por exemplo, catarata, retinopatia diabética e o glaucoma. Outros problemas de visão, como a miopia, astigmatismo e a hipermetropia, quando descobertos no início, podem ser corrigidos e controlados. Visitar o oftalmologista de forma preventiva é muito importante para manter a saúde dos olhos e ajudar no diagnóstico precoce de doenças que podem ser tratadas, aumentando as chances de cura. Por isso, antes de aproveitar as férias, verifique sua saúde ocular com um médico especialista

Todo o acompanhamento da saúde ocular é atenciosamente feito pelo Oftalmocentro Uberaba, um centro integrado de oftalmologia que dispõe desde consultas médicas a exames e cirurgias complexas. Visite o médico oftalmologista regularmente, principalmente em casos de incômodos ou situações incomuns. Agende sua consulta agora mesmo online.

Você pode ler esta matéria também no Portal de Notícias G1