WhatsApp
Agendamento
icone-relogio

Segunda a Sexta - 08h - 18h

Sábado - 08h - 12h

icone-telefone_1

Central de Atendimento

(34) 3331-6100

Mulheres estão mais suscetíveis a doenças oculares

Mulheres estão mais suscetíveis a doenças oculares

Você sabia que mulheres são mais propensas ao surgimento de doenças oculares?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres e há diversos motivos para esta constatação.

#1 Menopausa:

Mulheres na menopausa estão mais suscetíveis a doenças oculares

A menopausa, causa a interrupção da produção de estrogênio, o que por sua vez, leva a alterações no filme lacrimal, e consequentemente ao quadro de olho seco, com sintomas como sensação de areia nos olhos, coceira e fotofobia. Pode ainda afetar o cristalino, aumentando as chances do desenvolvimento da Catarata.

#2 Longevidade:

Mulheres mais velhas estão mais suscetíveis a doenças oculares

Outro fator que influencia nesses números é que as mulheres vivem mais e por isso estão mais propensas a ter problemas oculares. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem, em média, quase sete anos a mais que os homens. Desta forma, as mulheres estão mais suscetíveis às doenças naturais do processo de envelhecimento, como a Catarata e a DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade, que causa a perda gradual da visão central em pessoas acima de 50 anos, além da Retinopatia Diabética entre outros problemas de visão.

#3 Ambiente:

Mulheres em determinados ambientes estão mais suscetíveis a doenças oculares

É importante ressaltar que questões culturais e socioeconômicas também contribuem para a maior suscetibilidade das mulheres às doenças oculares. Muitas vivem em locais isolados, longe de postos de saúde e hospitais, que geralmente, fornecem materiais e informações para a prevenção das doenças oculares.

#4 Gestação:

Mulheres gravidas estão mais suscetíveis a doenças oculares

As mulheres devem, também, ter cuidados redobrados com a saúde ocular durante a gestação. É muito comum as gestantes apresentarem visão embaçada e aumento de grau de problemas refrativos. Por isso, exames oftalmológicos devem ser realizados junto com o pré-natal, para prevenir a pré-eclâmpsia e o diabetes gestacional, que aumentam a pressão arterial e podem trazer sequelas à visão.

Independentemente do momento da vida em que esteja, além das visitas regulares ao oftalmologista, a principal recomendação para a mulher preservar a saúde da visão é manter um estilo de vida saudável: não fumar, adotar uma dieta adequada, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, praticar exercícios físicos, evitar situações de stress e usar óculos com proteção contra a radiação ultravioleta.   

O Oftalmocentro quer ajudar você a cuidar da sua saúde ocular. Agende sua consulta online, é rápido e fácil.

Curta nossa página no Facebook e no Instagram e fique por dentro das novidades!