WhatsApp
Agendamento
icone-relogio

Segunda a Sexta - 08h - 18h

Sábado - 08h - 12h

icone-telefone_1

Central de Atendimento

(34) 3331-6100

Glaucoma: entenda como prevenir e como é o tratamento dessa doença comum que pode levar à cegueira

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O glaucoma é um mal que afeta o nervo óptico, causando perda do campo de visão e, nos casos mais severos, cegueira. Por sorte, o diagnóstico precoce pode controlar a doença e evitar desfechos mais graves, como explica a oftalmologista Graziela Massa, do Oftalmocentro Uberaba. Confira a entrevista com a especialista. 

O que causa o glaucoma?
Dra. Graziela Massa – O aumento da pressão intraocular ou a diminuição da drenagem de um líquido ocular chamado humor aquoso.

Quais são os sintomas? 
O tipo mais comum de glaucoma na nossa população é silencioso nas fases iniciais. Outros tipos menos comuns podem causar dor no olho, embaçamento visual e sensibilidade à luz.

Como é feito o diagnóstico?
A consulta oftalmológica de rotina – com medida de pressão intraocular e avaliação do nervo óptico no fundo do olho – é capaz de detectar ou suspeitar do glaucoma. Alguns exames complementares, como foto do nervo óptico, campo visual e tomografia do nervo óptico, ajudam na confirmação do diagnóstico.

A doença tem cura?
O glaucoma é uma doença crônica que pode ser controlada com o tratamento contínuo, cuidadoso e personalizado.

Como a doença pode ser prevenida?
Por meio de consultas regulares com o oftalmologista e hábitos de vida saudáveis, que previnem o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, e podem predispor ao aparecimento do glaucoma.

Como é o tratamento tradicional?
É medicamentoso, com o uso de colírios que diminuem a pressão do olho.

Há outras abordagens mais modernas?
O tratamento é personalizado e depende da gravidade do caso e da tolerância do paciente ao tratamento medicamentoso. Temos disponíveis procedimentos com laser, cirurgias microinvasivas e tradicionais.